You are currently viewing Porque você não está emagrecendo? Alguns erros comuns de quem pratica low carb.
Porque você não está perdendo peso?

Quem sai de uma alimentação rica em carboidratos refinados a base produtos alimentícios (industrializados) para uma alimentação com comida de verdade e consumindo mais gorduras saudáveis e evitando farináceos e açúcares vê logo a diferença na balança (assim como na energia, no humor, no apetite, no sono…). Você naturalmente emagrece e fica bem menos inchado, já que a insulina também regula a quantidade de água no corpo. Até que a balança estagna. É hora de encontrar onde você está errando na sua low carb…

Errar faz parte de aprender a se alimentar do jeito certo para você, de conhecer o seu corpo, de conhecer os seus limites. Mas insistir no erro não faz diminuir medidas. Então, avalie-se e faça as mudanças necessárias:

 

1-     Excesso de gordura:

 

 

 

 

Antes a gordura era perigosa, aumentava o colesterol e fazia engordar. De repente, você reaprende que pode consumir gordura, que é saudável, que ajudará na saciedade e fornecerá combustível ao seu corpo que usará gorduras (corpos cetônicos) como fonte de energia.  É natural errar na mão, mas a gordura é sim calórica, então, se você tem intenção em reduzir o peso, não é para descontar os excessos alimentares que antes eram em carboidratos em gorduras.  É para comer com moderação. Sem medo, mas sem excessos.

 

 2-     Excesso de queijo:

 

 

 

 

Não dá para negar, queijo vai bem com tudo! É o grande trunfo da dieta low carb a notícia de que consumir queijos amarelos gordos são melhores que os brancos lights. Mas calma lá! Não é para consumir 100g por porção… nem ao dia. Pense no queijo como um tempero.

Eu gosto de usá-lo ralado (mesmo que não seja parmesão, é só passar no processador). Assim, você consegue mensurar e espalhar melhor, salpique o queijo ralado em cima do seu omelete e não o cubra como se fosse uma pizza…

Experimente pesar suas porções e comparar com a informação nutricional. Não é que seja importante controlar as calorias a finco, mas bom senso é sempre bem-vindo.

E ainda, os queijos, assim como todos os lacticínios, são formadores de muco (coriza, muco intestinal, inchaço corporal…), também é grande causador de alergias respiratórias e de pele, então, fique de olho se a sua rinite ou a sua dermatite não aumenta à medida que você aumenta o consumo dos derivados de leite.

 

 3-     Receitinhas low carb em excesso:

 

 

Bolinho de caneca low carb

 

 

Bolinhos, brigadeiro, pizza, salgadinhos… Existe um universo low carb a ser explorado… Onde a tradicional farinha é substituída por farinha de coco, de amêndoas, de linhaça… Onde o açúcar é substituído por algum adoçante natural, como xilitol, eritritol ou stévia; onde a margarina é substituída pela manteiga, banha, azeite ou óleo de coco…

Quando fazemos receitas e transformamos um punhado de alimentos in natura em algum outro, estamos modificando a estrutura natural deles e possivelmente consumindo em quantidade muito maior. Não tem problema fazer de vez em quando, mas se você começa o dia com um pãozinho low carb, almoça uma panqueca low carb, um bolinho low carb de lanche e uma pizza low carb no jantar, acaba se perdendo na filosofia low carb, que é comida de verdade. Lembra?

Acerte seus erros e, consequentemente, as medidas!

 

E se vacilar, volte imediatamente de novo.. e de novo… e de novo!

 

 

Deixe uma resposta