Dra Suzana Lessa Nutrologia Niteroi e Ginecologia

Notícias do Blog:

Porque você não está emagrecendo? Alguns erros comuns de quem pratica low carb.

Quem sai de uma alimentação rica em carboidratos refinados a base produtos alimentícios (industrializados) para uma alimentação com comida de verdade e consumindo mais gorduras saudáveis e evitando farináceos e açúcares vê logo a diferença na balança (assim como na energia, no humor, no apetite, no sono…). Você naturalmente emagrece e fica bem menos inchado, já que a insulina também regula a quantidade de água no corpo. Até que a balança estagna. É hora de encontrar onde você está errando na sua low carb…

Errar faz parte de aprender a se alimentar do jeito certo para você, de conhecer o seu corpo, de conhecer os seus limites. Mas insistir no erro não faz diminuir medidas. Então, avalie-se e faça as mudanças necessárias:

 

1-     Excesso de gordura:

 

 

 

 

Antes a gordura era perigosa, aumentava o colesterol e fazia engordar. De repente, você reaprende que pode consumir gordura, que é saudável, que ajudará na saciedade e fornecerá combustível ao seu corpo que usará gorduras (corpos cetônicos) como fonte de energia.  É natural errar na mão, mas a gordura é sim calórica, então, se você tem intenção em reduzir o peso, não é para descontar os excessos alimentares que antes eram em carboidratos em gorduras.  É para comer com moderação. Sem medo, mas sem excessos.

 

 2-     Excesso de queijo:

 

 

 

 

Não dá para negar, queijo vai bem com tudo! É o grande trunfo da dieta low carb a notícia de que consumir queijos amarelos gordos são melhores que os brancos lights. Mas calma lá! Não é para consumir 100g por porção… nem ao dia. Pense no queijo como um tempero.

Eu gosto de usá-lo ralado (mesmo que não seja parmesão, é só passar no processador). Assim, você consegue mensurar e espalhar melhor, salpique o queijo ralado em cima do seu omelete e não o cubra como se fosse uma pizza…

Experimente pesar suas porções e comparar com a informação nutricional. Não é que seja importante controlar as calorias a finco, mas bom senso é sempre bem-vindo.

E ainda, os queijos, assim como todos os lacticínios, são formadores de muco (coriza, muco intestinal, inchaço corporal…), também é grande causador de alergias respiratórias e de pele, então, fique de olho se a sua rinite ou a sua dermatite não aumenta à medida que você aumenta o consumo dos derivados de leite.

 

 3-     Receitinhas low carb em excesso:

 

 

Bolinho de caneca low carb

 

 

Bolinhos, brigadeiro, pizza, salgadinhos… Existe um universo low carb a ser explorado… Onde a tradicional farinha é substituída por farinha de coco, de amêndoas, de linhaça… Onde o açúcar é substituído por algum adoçante natural, como xilitol, eritritol ou stévia; onde a margarina é substituída pela manteiga, banha, azeite ou óleo de coco…

Quando fazemos receitas e transformamos um punhado de alimentos in natura em algum outro, estamos modificando a estrutura natural deles e possivelmente consumindo em quantidade muito maior. Não tem problema fazer de vez em quando, mas se você começa o dia com um pãozinho low carb, almoça uma panqueca low carb, um bolinho low carb de lanche e uma pizza low carb no jantar, acaba se perdendo na filosofia low carb, que é comida de verdade. Lembra?

Acerte seus erros e, consequentemente, as medidas!

 

E se vacilar, volte imediatamente de novo.. e de novo… e de novo!

 

 

Últimos artigos:

Dra Suzana Lessa: Nutróloga em Niterói, Icaraí

Dra. Suzana Lessa, médica especialista em
Nutrologia e Ginecologia.

A Clínica

Av. Pref. Silvio Picanço, 463 - Sala 607 - Charitas, Niterói - RJ

WhatsApp Chat